Manipulação

A manipulação é um processo artesanal de obtenção de medicamento prescrito por um médico. Cada fórmula é preparada individualmente, seguindo determinadas técnicas e equipamentos de precisão como: balanças digitais, homogeneizadores eletrônicos, sistema de cuidado com a água (Osmose Reversa), computadores acoplados às balanças, permitindo a leitura ótica das fórmulas, o que impede as falhas na pesagem e assegura a identificação e rastreabilidade dos produtos.

Manipulados na Drogaria Cruzeiro proporcionam ótimos resultados terapêuticos, inclusive a classe médica apresenta forte aceitabilidade dos medicamentos manipulados.

Para tanto, relacionamos a seguir as principais vantagens da manipulação:

Qualidade: o remédio manipulado pode ser comparado a um medicamento industrializado. As matérias primas adquiridas pela farmácia de manipulação são as mesmas compradas pela indústria, e todas elas vêm acompanhadas com seus respectivos laudos de análise.
Além do mais, a farmácia de manipulação tem hoje estrutura e legislação semelhante a uma indústria, e é obrigada a fazer controle de qualidade de matérias primas, controles em processo, obedecer a procedimentos operacionais padrão, etc. Portanto, o medicamento manipulado em farmácias de confiança, tem uma boa qualidade associada a um melhor preço.

 

Economia: possibilidade de produzir o medicamento na quantidade que o cliente precisa, evita obras e gera economia.

 

Custo: a manipulação representa hoje a aquisição de medicamentos a preços mais acessíveis, em comparação com o alto custo dos remédios industrializados. Os manipulados podem ser até 80% mais baratos

 

Receituário individualizado: os medicamentos são personalizados e respeitam a necessidade de cada biótipo, o que não ocorre com as doses-padrão

 

Idade: como o idoso e a criança metabolizam mais lentamente o medicamento, é possível prescrever uma dosagem mais adequada para cada caso.

 

Sexo: fatores hormonais que podem alterar o resultado terapêutico são considerados na prescrição.

 

Associação de medicamentos: é possível aliar medicamento comercializado em forma de especialidade farmacêutica a um princípio ativo.

 

Maior precisão nas dosagens: a manipulação é feita rigorosamente na concentração solicitada.

 

Redução do índice de automedicação: o medicamento só pode ser obtido mediante a receita médica. Orientação que evita a automedicação e diminuie a probabilidade de efeitos tóxicos importantes.

 

Medicamentos não-disponíveis: possibilidade de produção de medicamentos novos que ainda não foram produzidos pela indústria ou aqueles que já saíram do mercado.