• Nitrato de Prata em bastão

  • nitrato-de-prata2

    Ação germicida – uso oftálmico: para prevenção da oftalmia do recém-nascido causada geralmente, pela infecção por neisseria gonorrhoerae adquirida na passagem pelo canal do parto. Neste caso, a solução de AgNO3 a 1% pode ser empregada depois do nascimento instila-se 1 gota em cada saco conjutival e após 1 minuto, lava-se com solução isotônica que precipita e arrasta o AgNO3, o que detém a ação irritante (método de Crede). Atualmente outras drogas não irritantes são utilizadas, como os antibióticos, com igual eficácia.

    nitrato-de-prata-thumb

    :: OUTROS BENEFÍCIOS ::

    Nas granulações exuberantes das feridas (nervos cutâneos, verrugas, fibrosas, queratose) pode se usar lápis de AgNO3 fundido, que deve ser aplicado previamente umedecido. Em fissuras, ulcerações mucosas e feridas que não cicatrizam pode-se usar o AgNO3 a 10% e mesmo a 20%, aplicando a cada 3 ou 7 dias com um cotonete impregnado na solução.
    O Nitrato de prata tem ação anti-séptica e adstringente em baixas concentrações. Sua ação germicida decorre da desnaturação das proteínas bacterianas pelos íons de prata. É usado nas concentrações de 0,1 a 0,5% em ulceras e queimaduras em solução aquosa a 1% para o tratamento de herpes simples e genital. Em concentrações maiores, de 5 a 10% tem ação caustica e é usado para tratamento de verrugas.

    :: PROPRIEDADES ::

    Os sais de prata são potentes germicidas decorrentes da desnaturação das proteínas bacterianas pelos íons de prata. O AgNO3 destrói a maior parte dos germes rapidamente numa concentração de 1%. Em sua ação coagulante das proteínas pode ser irritante, adstringente ou caustico, conforme sua concentração.

    Compartilhe: